O Jornalista sempre foi um especialista em ideias gerais

5

“O Jornalista sempre foi um especializado em ideias gerais”

Essa frase foi dita pelo jornalista Otto Lara Rezende e repetida pelo jornalista Armando Nogueira no programa Roda Viva de 1990. Um belíssimo registro histórico do jornalismo brasileiro por sinal. Imperdível e divertido.

Nogueira interpreta o axioma de seu amigo de redação e diz significar que o jornalista fala sobre tudo e não sabe nada de tudo. Isso se aplicava antes do surgimento das especializações das redações ocorrido no final da ditadura militar.

“A especialização do jornalismo extinguiu esse especialista de ideias gerais” conclui Armando. Para ele o grande problema da imprensa e seus profissionais é a palavra ou a falta dela, a falta de leitura. Tem jornalista que não lê jornal.

Bom! Tanto Otto quanto Nogueira, e mais ainda Balzac já não estão nesse plano, e também não se tem notícia da reencarnação de nenhum desses Gentelettre. Não apareceu ninguém reivindicando esses transeuntes.

A menos que a onipotência e autocrítica dos jornalistas a exemplo da extinção da sabedoria geral não tenham auto de deletado, a impressão de Nogueira deve transcender o ano 2000 sob a pena de que trata, ainda de um especialista quem sabe ler.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui